30 abril 2009

Faixas de Campeões de Futsal

Tal como tinhamos prometido apresentamos algumas fotos da cerimónia de entrega de faixas de Campeões Distritais de Futsal na Categoria Junior A, à equipa Júnior do CDCM:


(a entrarem para a merecida homenagem)


(a receberem os parabéns e as faixas das mão do Presidente da CMM)


(A foto em conjunto, já com as faixas colocadas)

29 abril 2009

Presidente do CDC Montalegre em entrevista à Rádio Montalegre


«Não sou homem de loucuras!»

Carlos Rodrigues, presidente do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, em entrevista ao programa “Homens do Jogo” da Rádio Montalegre, explicou as razões do sucesso da temporada. Diz que rigor e disciplina é a palavra de ordem de um clube que em 2005 devia cerca de 125 mil euros. Hoje nada se deve à custa do «muito trabalho que se fez», garante. Para a III Divisão Nacional, acredita que basta contratar quatro reforços.
Presidente do CDC Montalegre desde Janeiro de 2005, Carlos Rodrigues, 47 anos, é avesso a entrevistas. Prefere o “trabalho sombra”. Deixa a visibilidade para o director desportivo, Paulo Viage, braço direito desde há três épocas. Todavia, o repto deixado pelo programa Homens do Jogo da Rádio Montalegre foi aceite onde deu um depoimento frontal. Falou de vários assuntos desde as dívidas colossais quando tomou conta do clube (sucedeu a Jorge Carvalhal) até à boa saúde financeira pela qual a instituição convive hoje em dia.

«CLUBE DEVIA 25 MIL CONTOS»
Carlos Rodrigues não se cansou de sublinhar que uma das explicações para o êxito do clube passou por uma gestão rigorosa: «comigo não há loucuras! Não sou homem de loucuras! O problema do Montalegre é que teve presidentes que cometeram loucuras. Comigo não se passa isso. Repare…quando cheguei devia-se cerca de 25 mil contos. Como se deu a volta? Tive que negociar muitos contratos. Sempre sozinho. Fui muitas vezes a Vila Real».


«NÃO DEVEMOS NADA A NINGUÉM»
Para esta temporada o orçamento rondou os 90 mil euros. Pouco mais de 60 mil chegam das receitas. Os outros 30 mil «alguém os põe», disse, sem querer especificar. Sem se deter, garantiu aos microfones da RM que o clube «hoje não deve nada a ninguém».


«IREMOS CONTRATAR O MÁXIMO 4 ATLETAS»
Defensor dos jogadores da terra, Carlos Rodrigues afirmou que apesar das exigências da III Divisão Nacional, a direcção só pensa reforçar o plantel com quatro jogadores: «a equipa base está feita. Estes jogadores dão-nos condições para fazermos um campeonato tranquilo».


«JOÃO PEDRO É O EUSÉBIO DO BENFICA»
Um dos pilares da temporada foi o jogador e capitão João Pedro. Prestes a completar 40 anos e com muitos anos de clube, Carlos Rodrigues garantiu que o atleta vai continuar a jogar: «é um jogador especial. Temos que fazer qualquer coisa…o João Pedro é o Eusébio do Benfica».


«NÃO TEMOS CONDIÇÕES PARA CAMADAS JOVENS»
Um dos temas abordados na entrevista que o presidente do CDC Montalegre concedeu à RM prendeu-se com o facto do clube não apresentar nenhuma formação jovem, excepção feita na modalidade de futsal, onde, recorde-se, a equipa se sagrou campeã distrital de futsal júnior masculina: «temos que ser verdadeiros…não temos condições para camadas jovens. Com o mau tempo, nem condições temos para os “grandes”…».

RM (texto)
NUNO CARVALHO (foto)

28 abril 2009

Entrevista a Leonel Costa

(entrega da faixa de Campeão a Leonel Costa)


1 - Como é que correu a época e como é ser Campeão neste regresso a Montalegre?
R: Colectivamente atingimos o objectivo inicialmente proposto, que era a subida aos nacionais. No plano individual felizmente consegui jogar com regularidade, pelo que juntando os interesses da equipa e os meus, considero a época positiva.
Na minha carreira sempre joguei nos nacionais, onde subi à 2ª Divisão Nacional, pelo ADFafe, clube da minha terra. Este ano aceitei vir novamente para Montalegre, terra que ocupa um lugar especial no meu coração, é a minha segunda casa, abdicando de algumas propostas mais aliciantes no plano desportivo, pelo que ser campeão neste regresso a Montalegre, tem um sabor especial, ajudando a consolidar a minha decisão.


2 - Sentes-te feliz por este sucesso? E como reages ao facto de seres considerado, por muitos e até alguns visitantes deste blog, como o melhor defesa central do campeonato?
R: Obviamente que me sinto feliz, sinto-me um campeão, gosto muito de ganhar, e não sei lidar com as derrotas. Trabalho diariamente para ser cada vez melhor e ajudar a equipa que é o mais importante. Esse é o meu objectivo. Ver o meu trabalho reconhecido e ser considerado um bom jogador, é para mim motivo de orgulho, e só me dá ainda mais alento para continuar o meu trabalho.


3 - De onde veio a força, garra, e espirito de luta que a equipa sempre demonstrou durante o campeonato e que originou todo este sucesso? Recordo um encontro, CDCM - Abambres, em que o Leonel saiu de campo em lágrimas depois de uma reviravolta fantástica, era muita a vontade de vencer?
R:
Muito do sucesso desta equipa, deve-se à união deste grupo de trabalho. As individualidades não sobressaem, sem um forte colectivo. Parabéns à equipa técnica que soube incutir uma mentalidade de coesão, e aos jogadores que a souberam interpretar. No que me diz respeito, só posso dizer que vivo intensamente cada jogo e este clube. O jogo com o Abambres foi extremamente emotivo, a derrota parecia inevitável, mas no final lá veio ao de cima a tal estrelinha da sorte que acompanha as grandes equipas, e uma vez mais provamos porque somos os campeões.


4 - Ainda temos a taça para vencer. Como é que a equipa vê esta competição? Já estão a pensar na final?
R:
Fomos campeões porque temos forte mentalidade, e como tal vamos tentar ganhar sempre, seja qual for a competição. Logicamente que o objectivo principal, era a subida de divisão, o que já é uma realidade, contudo o espírito de conquista é para manter. Queremos vencer em Sabroso, e acabar este campeonato sem derrotas, depois vencer a meia-final da taça e no fim fazer a festa com mais um título.


5 - Época 2009/2010, o CDCM irá participar na 3ª Divisão Nacional, quais são os objectivos do Leonel Costa para a próxima época? Teremos o prazer de o ver novamente a defender as cores do CDCM?
R:
O futuro é incerto. Ficar no Montalegre seria um prazer, mas não depende só de mim. Aquilo que eu espero, é ver um Montalegre forte na próxima época, independentemente de eu estar ou não. Os níveis de exigência vão subir, mas o Montalegre tem todas as condições para ter uma equipa competitiva, basta olhar o passado e ver o que foi este clube na 3ª divisão.
Aproveito a oportunidade, para felicitar o autor deste blog. O clube merecia ter este destaque. Atletas, treinadores, directores, sócios e simpatizantes, são reconhecidos nesta excelente iniciativa.


O Blog CDCM agradece a disponibilidade do Leonel Costa para responder às nossas questões e congratula-o pela magnifica época que está a realizar ao serviço do CDCM

27 abril 2009

Faixas de Campeão

Campeões Divisão de Honra
2008/2009


Decorreu no passado Domingo a cerimónia de entrega das faixas de Campeões às equipas do CDCM de futebol de 11 (seniores) e de futsal (juniores).
Apresentamos algumas fotos dessa festa, nomeadamente da entrega à equipa de futebol 11. Em breve apresentaremos também as fotos da entrega das faixas à equipa junior de futsal.

Campeões da Divisão de Honra AFVR 2008/2009


Presidentes, do CDCM e da Câmara Municipal de Montalegre


Presidente CMM a entregar faixa de Campão ao treinador JM Viage


Equipa Técnica


11 inicial do encontro do passado Domingo


Banco de suplentes do CDCM


Mais um golo... dos Campeões (G. Jardel)


Os merecidos aplausos


Fotos gentilmente cedidas por Ricardo Moura, a quem agradecemos a colaboração

26 abril 2009

CDCM 2 - Atei 0

Falta apenas um encontro para o final do Campeonato e o CDC Montalegre mantém-se invicto. Esta tarde bateu a turma do Atei que será o seu adversário na meia-final da Taça AFVR.
Falta apenas mais um jogo para também esse registo de invencibilidade ficar escrito na história da brilhante época 2008/2009.

22 abril 2009

Entrevista Flash José M. Viage

Depois de já termos entrevistado José Manuel Viage, voltamos a fazê-lo novamente, agora como treinador já consagrado Campeão.
.
BlogCDCM - O CDCM é a única equipa Portuguesa que se mantém invicta nos campeonatos de futebol seniores, é um objectivo chegar ao final sem nenhuma derrota?
Não era um objectivo do princípio de época, o grande objectivo era a subida de divisão e esse á muito que foi conseguido, mas agora passa a ser acabar sem derrotas será a única equipa em Portugal a consegui-lo será um motivo de orgulho para todos os barrosões.

BlogCDCM - Estamos nas meias-finais da Taça AFVR onde defrontaremos a turma do Atei, vamos até ao fim, ganhar essa competição e fechar com chave de ouro esta grande época?
Estamos na 1/2 final, é um jogo de taça onde queremos ganhar para conseguirmos estar na final mas todos os cuidados são poucos não podemos perder a humildade nem a concentração e pensarmos que é um jogo fácil. Não há jogos fáceis, para chegarmos á final teremos que ser humildes e sérios e jogar o jogo como se fosse o último das nossas vidas depois estando na final ,as finais foram feitas para se ganharem.

BlogCDCM - A grande época, aconteça o acontecer, está realizada, os elogios e o reconhecimento chegam de vários pontos, como é que a equipa e o seu treinador vivem com este sucesso?
É bastante agradável vermos o nosso trabalho reconhecido sabermos que conseguimos fazer história, conseguimos ficar ligados a um dos momentos mais lindos do clube...no princípio de época ninguém acreditava em nós, estamos orgulhosos com o que conseguimos fazer, aquilo que senti nega Régua é um momento único...

BlogCDCM - Esperavas estes resultados no inicio da época?
Honestamente nunca pensei que fosse tão brilhante mas desde o 1º treino acreditei neste grupo de trabalho, prometi a mim mesmo que seriamos candidatos até ao fim, que iríamos discutir a subida de divisão... esta equipa foi grande nunca teve medo de ser feliz... fomos irrepreensíveis.

BlogCDCM - Podemos contar com José Manuel Viage como treinador do CDCM no ataque à 3ª Divisão Nacional?
É um ciclo que se fecha, uma página linda na história do CDC Montalegre, toda a gente deve estar orgulhosa daquilo que se conseguiu fazer esta época... uma época para mais tarde recordar... quanto ao meu futuro muita coisa pode acontecer mas o mais importante será o futuro o Montalegre. Neste momento não sei se vou ser o treinador na próxima época.

BlogCDCM - Que futuro vês para o CDCM na próxima época?
O futuro do Montalegre tem tudo para ser brilhante, o clube terá que evoluir em todos os sentidos, na próxima época vai disputar um campeonato muito competitivo uma realidade diferente, mas acredito que o Montalegre tem pernas para andar assim as pessoas queiram, todos juntos e este clube será grande...viva ao Montalegre.
.
O Blog CDCM agradece uma vez mais a disponibilidade de José Manuel Viage por mais esta entrevista concedida e aproveita mais uma vez para o saudar pelo brilhante trabalho realizado ao serviço do CDCM e pela fantástica época realizada.

21 abril 2009

Invenciveis

É mesmo verdade, neste momento a equipa do CDCM é a única equipa invicta em todos os campeonatos de futebol 11 sénior em Portugal.
É a cereja no topo do bolo no já fantástico campeonato que os homens de José Manuel Viage estão a realizar.
Faltam apenas dois jogos para o final do campeonato e manter esta invencibilidade será certamente o principal objectivo na equipa do CDCM, uma vez que já são Campeões.
Esta será a cereja no topo do bolo, mas ouro sobre azul será com a desejada vitória na Taça da AFVR.
Força Montalegre

19 abril 2009

Abambres 1 - CDCM 1

A saga de invencibilidade continua.
Faltam apenas dois jogos para o final do Campeonato e o já Campeão CDC Montalegre continua invencível na Divisão de Honra da AFVR.

18 abril 2009

FUTSAL

Piratas de Creixomil 5 - CDCM 2

Não está a correr da melhor forma a estreia da equipa junior de futasl do CDCM na Taça Nacional da modalidade. Segunda derrota na competição em outros tantos jogos. No entanto convém realçar que este é apenas o segundo ano que esta equipa pratica e compete em Futsal. Só o facto de estar lá, a jogar com Campeões e a ganhar experiência já vale a pena.


Amanhã há mais um jogo da Divisão de Honra AFVR de Futebol 11:

Abambres - CDCM

13 abril 2009

Futsal

Próximos jogos da equipa de Futsal do CDCM na categoria Juniores A:


Taça Distrital da AFVR de Futsal Juniores A
15 de Abril às 20h00
CDCM - Casa do Benfica de Vila Pouca


Taça Nacional de Futsal Juniores A
18 de Abril às 17h30
Piratas de Creixomil (Guimarães) - CDCM

Sorteio Taça AFVR

Realizou-se ao final da tarde de hoje o sorteio das meias-finais da Taça da Associação de Futebol de Vila Real. As quatro equipas apuradas eram Montalegre, Régua, Atei e Abambres e o sorteio definiu os seguintes confrontos:

CDCM - Atei

Régua - Abambres

Os dois encontros realizar-se-ão dia 10 de Maio e os vencedores disputarão a final no dia 17 de Maio

11 abril 2009

Taça Nacional de Futsal Juniores A

Englobados na Série A da Taça Nacional de Futsal Juniores A, a equipa júnior do CDCM Campeã Distrital da AFVR iniciou hoje a sua prestação na competição, defrontando a equipa do Mogadouro que se sagrou Campeã Distrital de Bragança no mesmo escalão.

CDCM 5 - Mogadouro 11

Foi este o resultado final do encontro que se realizou esta tarde no Multiusos de Montalegre. A diferença no marcador demonstra a diferença de cultura e história das duas equipas no que respeita ao Futsal.
O Montalegre com uma equipa muito jovem, todos naturais de Montalegre que jogam por amor à camisola e por gosto pelo desporto. O Mogadouro com uma equipa com escola, que conta com jogadores Internacionais Juniores por Portugal, com jogadores oriundos do Brasil e alguns deles a serem já chamados à equipa principal do Mogadouro que milita na 1ª divisão nacional.
Uma diferença muito grande que se fez notar no resultado, mas com uma boa prestação da equipa Barrosã que apesar das diferenças, conseguiu marcar 5 golos e protagonizar excelentes jogadas de Futsal.

Participam nesta Taça Nacional todos os Campeões Distritais. esta fase é composta por 3 Séries, sendo que a nossa equipa está inserida na Série A juntamente com a equipa do Mogadouro, Freixieiro (actual Campeão Nacional), Piratas de Creixomil e Nogueirense.

Para mais informações sobre esta competição pode consultar o site FutsalGlobal

10 abril 2009

CDCM 2 - Fiolhoso 0

Jogo em atraso dos quartos de final da Taça AFVR, com uma vitória sofrida do CDCM apenas nos últimos 15 minutos do encontro com golos de Palhares e João Pedro este último na marcação de uma grande penalidade.
Um jogo muito fraco numa tarde muito fria em Montalegre.
A equipa do CDCM não fez uma grande exibição, mas mesmo assim foi a equipa que dominou a totalidade do encontro, tendo sempre mais posse de bola e as melhores, poucas, oportunidades de golo.

Uma primeira parte onde apenas há registar dois bons cruzamentos de PTT aos quais João Pedro não deu o melhor seguimento e um excelente cruzamento de Márcio na direita com o mesmo João Pedro (a jogar na posição de ponta de lança face ao castigo de George Jardel) a desviar bem, mas a atirar ao poste.
Na segunda parte, o jogo continuou praticamente igual, com o Montalegre a dominar, mas a criar poucas oportunidades. Já nos últimos 15 minutos e num lance de pontapé de canto com muita confusão na área, a bola acabou por sobrar para Palhares que rematou fazendo a bola embater num defesa e na recarga o mesmo Palhares rematou para o fundo das redes, concretizando em golos o dominio do jogo. Já perto do fim, Victor Dias acabado de entrar cruza para a área, cruzamento que foi desviado com a mão por um defesa do Fiolhoso, grande penalidade assinalada que João Pedro não desperdiçou fazendo assim o resultado final.

O CDCM passou assim à meia final da Taça AFVR, onde já estavam apurados Régua, Abambres e Atei. Segunda-feira realiza-se o sorteio das meias-finais onde saberemos qual o próximo adversário nesta caminhada até à final da Taça onde queremos chegar.

09 abril 2009

Taça AFVR

O campeonato já está, mas ainda falta a Taça, troféu que queremos também trazer para Montalegre.

Não faltes amanhã no estádio Dr. Diogo Vaz Pereira
Vamos apoiar a nossa equipa:

Taça AFVR

CDCM - Fiolhoso

05 abril 2009

CDCM 2 - Murça 0

Mais um jogo, mais uma vitória, mais um jogo sem perder.

A caminhada invencível continua, desta vez a vitima foi a equipa do Murça que se apresentou em Montalegre para realizar uma péssima exibição, não conseguindo criar uma única oportunidade de golo. O CDCM, apesar de não ter feito uma brilhante exibição, apresentou algumas novidades no 11 inicial fez o que lhe competia e demonstrou mais uma vez o porquê de ser o líder desta divisão.

Marcaram para o CDCM Bruno Santos e Leonel Costa.

03 abril 2009

CDCM - Murça

Não faltem Domingo a mais uma jornada da Divisão de Honra AFVR, no Estádio Dr. Diogo Vaz Pereira, o primeiro encontro da equipa do CDCM já como Campeã.

Vem festejar com a nossa brilhante Equipa.

01 abril 2009

Homens do Jogo

José Manuel Viage foi entrevistado ontem no programa "Homens do Jogo" da Rádio Montalegre. O Treinador Campeão fez uma análise à época do CDCM. Esperamos em breve também ter aqui no blog mais uma entrevista Flash com José Manuel Viage



«SE FICAR NO MONTALEGRE É PARA SUBIR À II DIVISÃO»
O treinador do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, equipa que recentemente subiu à III Divisão Nacional, esteve no programa da Rádio Montalegre, “Homens do Jogo”, onde fez o rescaldo de uma época de sucesso. Por entre dizeres, José Manuel Viage assumiu que se continuar no clube é para subir à II Divisão.

Numa entrevista conduzida por Ricardo Moura e apoiada com os comentários do painel fixo de comentadores do programa da Rádio Montalegre, “Homens do Jogo”, o jovem treinador do CDC Montalegre confessou que ainda não sabe se vai continuar à frente do clube, Porém, José Viage declarou que, caso continue, é para lutar pelos primeiros lugares, logo para conquistar o direito a subir à II Divisão Nacional, feito que só por uma vez o clube alcançou.

«EQUIPA ESTÁ IMPARÁVEL!»
Na entrevista foi focado um trajecto, iniciado há dois anos, quando José Viage arriscou a aventura de ser treinador do CDC Montalegre. Reconheceu que inicialmente sentiu desconfiança por parte das pessoas mas que hoje já olham para ele como uma pessoa capaz de liderar um grupo de trabalho: «levei isto muito a sério desde o primeiro dia. Importante foi passar a mensagem. Unir o grupo para a mesma causa. Hoje posso dizer que a equipa está imparável, com índices de confiança fantásticos, só assim é possível este sucesso».

«SE NÃO FICAR… NÃO É POR DINHEIRO»
Confrontado sobre o futuro, José Viage anunciou que já teve convites para mudar de ares, mesmo antes de estar consumada a subida de divisão. Todavia, não há nada de concreto: «sim…o telefone já tocou…mas para já não há nada. O importante é que estamos a fechar um ciclo mas ainda tenho muito a ganhar pelo Montalegre. Quero acabar o campeonato sem derrotas e vencer a Taça da AF Vila Real…seria a cereja em cima do bolo». Interrogado se é necessário o clube cobrir a proposta da concorrência, o antigo atleta do CDC Montalegre respondeu: «não! Se não ficar não é pelo dinheiro. Tenho as minhas ambições…mas gostava de continuar com este grupo. São 22 jogadores fantásticos. Todos importantes. Estão na história do Montalegre e merecem jogar nos nacionais».

Texto e fotos de Ricardo Moura